quinta-feira, 1 de abril de 2010

2º ANO - SISTEMATICA E VIRUS

A sistemática é a ciência dedicada a inventariar e descrever a biodiversidade e compreender as relações filogenéticas entre os organismos. Inclui a taxonomia (ciência da descoberta, descrição e classificação das espécies e grupo de espécies, com suas normas e princípios) e também a filogenia (relações evolutivas entre os organismos). Em geral, diz-se que compreende a classificação dos diversos organismos vivos. Em biologia, os sistematas são os cientistas que classificam as espécies em outros táxons a fim de definir o modo como eles se relacionam evolutivamente.


O objetivo da classificação dos seres vivos, chamada taxonomia, foi inicialmente o de organizar as plantas e animais conhecidos em categorias que pudessem ser referidas. Posteriormente a classificação passou a respeitar as relações evolutivas entre organismos, organização mais natural do que a baseada apenas em características externas. Para isso se utilizam também características ecológicas, fisiológicas, e todas as outras que estiverem disponíveis para os táxons em questão. É a esse conjunto de investigações a respeito dos táxons que se dá o nome de Sistemática. Nos últimos anos têm sido tentadas classificações baseadas na semelhança entre genomas, com grandes avanços em algumas áreas, especialmente quando se juntam a essas informações aquelas oriundas dos outros campos da Biologia.

A classificação dos seres vivos é parte da sistemática, ciência que estuda as relações entre organismos, e que inclui a coleta, preservação e estudo de espécimes, e a análise dos dados vindos de várias áreas de pesquisa biológica. Nomenclatura é a atribuição de nomes (nome científico) a organismos e às categorias nas quais são classificados.

O nome científico é aceito em todas as línguas, e cada nome aplica-se apenas a uma espécie

Reinos

Tradicionalmente os seres vivos eram divididos em dois reinos: Plantas e Animais. Como muitos seres simples não cabem nesta divisão, em 1866 Ernst Heinrich Haeckel propôs a categoria Protista, incluindo algas, fungos, protozoários e bactérias, No século XX a classificação mais aceite passou a ter cinco reinos: Protista (protozoários e algumas algas), Monera (bactérias procariontes, e cianobactérias ou algas azuis), Fungi, Plantæ e Animalia.

Recentemente a análise genética levou a propor o grupo Archaea para as Archaebactérias, e mais dois grupos: as outras bactérias e os eucariontes (organismos que têm núcleo celular: fungos, plantas e animais).

No entanto, estudos recentes (Cavalier-Smith 1998, 2004) passaram a aceitar o sistema de seis reinos (Monera, Protista, Animalia, Fungi, Plantae e Chromista). O reino Chromista engloba alguns grupos de algas como as Phaeophyta, Chrysophyta e Bacillariophyta (Diatomáceas) que possuem cloroplasto com 4 membranas, localizado no lumem do retículo endoplasmático rugoso e originado de uma simbiose secundária

Categorias

Os reinos são divididos num sistema hierárquico de categorias chamadas taxa (plural de taxon). Cada taxon inclui os que o sucedem. Tradicionalmente são eles:

• Reino

• Filo (ou divisão, em botânica)

• Classe

• Ordem

• Família

• Género

• Espéc

VÍRUS (Estrutura e Reprodução)



Classificação dos seres vivos:

Existem vários critérios: reconhecimento, presença de célula, evolução celular, número de células, síntese de nutrientes, reinos etc.



Presença celular:

Basicamente existem dois tipos de organismos: acelulares ecelulares.

a) Organismos acelulares: São aqueles que apresentam

ausência de células. Como é o caso dos vírus, viróides, virusóides e príons.

b) Organismos celulares: São aqueles que são formados porcélulas.



Evolução celular:

O critério de classificação é: baseado na presença ou ausência da carioteca (membrana que envolve o núcleo celular). Os principais grupos são: procariontes (procariotos) e eucariontes (eucariotos).

a) Procarionte:

Ausência de carioteca, citoplasma pobre em organóides (único organóide é o ribossomo): presente exclusivamente no reino monera.

b) Eucarionte:

Presença da membrana nuclear ou carioteca e citoplasma rico em organóides: presente nos demais reinos da natureza, exceto nos moneras.



Teoria de Robertson:

É a teoria que explica a evolução dos sistemas celulares: As células atuais evoluíram de uma primitiva a partir de um mecanismo de invaginação e evaginação da membrana plasmática Todos os grupos celulares surgiram de um grupo ancestral: Os procariontes primitivos originaram os procariontes atuais e os eucariontes.



Importante:

Esse é um fenômeno evolutivo, provavelmente envolveu uma irradiação adaptativa: Os organismos têm mesma origem, porém, ao final do processo evolutivo adquirem funções e especializações diferentes.



Características Fundamentais dos seres vivos:

Existem vários critérios de reconhecimento: Basicamente interessam três: Capacidade de reprodução, metabolismo e mutação.



a) Reprodução:

É o mecanismo de perpetuação das espécies: independente do organismo, celular ou acelular, eles

precisam se reproduzir para se manterem vivos.

b) Metabolismo:

É o mecanismo de organização e desorganização de substâncias no interior do organismo: envolve basicamente dois fenômenos: anabolismo e catabolismo.

Macromolécula Micromolécula

Proteínas Aminoácidos

Ácidos Nucléicos Nucleotídeos

Polissacarídeos Monossacarídeos

Lipídeos Álcool lipídico +

ácido graxo

Anabolismo:

É um fenômeno bioquímico de construção molecular, onde pequenas moléculas se reúnem para formar grandes moléculas.

Catabolismo:

É o fenômeno inverso do anabolismo, nesse caso ocorrerá degradação de grandes moléculas em moléculas menores.

c) Mutação:

É um fenômeno casual de aprimoramento das espécies: esse mecanismo pode acontecer tanto na estrutura do gene (“fragmento do cromossomo”) como em todo o cromossomo. É importante notar, que as mutações só atingem as próximas gerações quando se instalam em células da linhagem germinativa (sexuais).



Síntese de nutrientes: O critério de

classificação é: baseado na capacidade que o ser vivo tem em produzir ou não seus próprios nutrientes. Os principais grupos são: autótrofos (sintetizam) e heterótrofos (não sintetizam).

a) Autótrofos: São organismos que sintetizam seus próprios nutrientes: realizam essa produção a partir de dois fenômenos: fotossíntese ou quimiossíntese.

b) Heterótrofos: São organismos que não sintetizam seus próprios nutrientes: necessitam da nutrição diária para repor suas energias para as atividades diárias.

Hábito nutricional: O critério de classificação é: baseado no tipo de alimento que o organismo heterótrofo consome. Os principais grupos são: carnívoros (carne), herbívoros (vegetais) e onívoros

(carne e vegetais).



Fotossíntese: É um mecanismo de transformação de matéria inorgânica pobre em energia em matéria orgânica rica em energia: sendo que o agente transformador é a luz (energia luminosa) e o pigmento clorofila. Fenômeno presente: bactérias, algas e vegetais.



Quimiossíntese:

É um mecanismo de transformação de matéria inorgânica pobre em energia em matéria orgânica rica em

energia: sendo que o agente transformador é a energia liberada de uma reação de queima (oxidação), sem a presença de pigmentos.

Fenômeno presente: bactérias.





QUESTÕES PARA DISCUSSÃO



1. Sobre a teoria viral, assinale o que for correto.

a) O vírus é considerado um ser vivo por apresentar organização celular

b) O envoltório que rodeia o material hereditário do vírus não é constituído de proteínas

c) Os vírus não dependem de outro ser vivo para a sua reprodução

d) Os vírus apresentam como material genético somente DNA

e) Varíola, sarampo, raiva, febre amarela, poliomielite, dengue e gripe são algumas das doenças causadas por vírus



2. Associando os reinos de seres vivos abaixo assinalados com suas principais características:



1. Monera ( ) Inclui os protozoários, seres eucarióticos, unicelulares e heterotróficos, e as algas seres eucarióticos, unicelulares ou multicelulares, e autotróficos fotossintetizantes.

2. Plantae ( ) seres eucarióticos, unicelulares ou multicelulares, que se assemelham as algas na organização e na reprodução, mas que diferem delas por serem heterotróficos

3. Fungi ( ) Seres eucarióticos multicelulares e heterotróficos



4. Animália ( ) Reúne as plantas, seres eucarióticos, multicelulares e autotrófico fotossintetizante



5. Protista ( ) Reúne os seres procarióticos, cuja principal característica é possuírem células sem separação física entre o material nuclear e o citoplasma.



A seqüência correta encontrada, de cima para baixo, é:



a) 3,1,2,4,5 b) 4,1,3,2,5 c) 3,5,2,4,1 d) 5,3,4,2,1 e) 5,4,3,2,1



3.(FATC/SP) As categorias taxonômicas em zoologia são ordenadas, no sentido da especialização, da seguinte forma:

a) espécie, gênero, ordem, família, classe e filo

b) filo, classe, família, ordem, gênero e espécie

c) filo, ordem, classe, família, gênero e espécie

d) filo, classe, ordem, família, gênero e espécie

e) espécie, gênero, família, ordem, classe e filo



4. (U.Mackenzie/SP). A frase “Conjunto de organismos possuindo caracteres idênticos ou pouco diferentes e reproduzindo-se exclusivamente entre si” servirá para definir:



a) gênero

b) subfamília

c) subgênero

d) espécie

e) ordem



5. (UFRN) A célula funciona como a “unidade mínima vital”; entretanto, encontram-se, na natureza, seres extremamente simples, constituídos, fundamentalmente, por uma molécula de ácido nucléico (DNA ou RNA) envolto por uma cápsula de proteína. Esses seres, necessariamente, precisam estar dentro de uma célula viva para se reproduzirem, confirmando que a atividade essencial à vida ocorre dentro da célula.

Os seres acima descritos são, portanto, parasitas obrigatórios, podem provocar a lise da célula hospedeira e causar doenças de difícil tratamento e controle em vegetais e animais. Por suas características peculiares, constituem um grupo à parte, sendo identificado como:



a) procariontes b) eucariontes c) bolores d) protozoários e) vírus

6. (UFMG/MG) O nome científico do grande gorila africano é Gorilla gorilla beringei. As palavras Gorilla e beringei são referentes, respectivamente, a:



a) gênero e espécie

b) gênero e subespécie

c) ordem e espécie

d) gênero e subgênero

e) gênero e classe



7. O nome cientifico do leão é Felis leo, do gato é Felis domesticus. Os dois pertencem a diferentes:



a) filos

b) famílias

c) ordens

d) espécies

e) reinos



8. Com base nas regras de nomenclatura, indique a alternativa incorreta:



a) Homo sapines

b) Trypanosoma Cruzi

c) Rana marmorata

d) Rhea amercana

e) Anopheles darlingi



9. Sistemática é o ramo da biologia que estuda a diversidade biologia. Diante dessa definição e considerando os aspectos de evolução da vida qual a significação para evolução biológica?









10. “A família Canidae engloba cerca de 34 espécies; uma delas é a do lobo, Canis lupo”. No trecho citado anteriormente, o nome cientifico do lobo, está escrito:



a) corretamente, porque no trecho onde ocorre a classificação deve ser destacada somente por meio de itálico ( letra inclinada)

b) incorretamente, porque deveria estar sublinhada e não escrito em itálico ( letra inclinada ).

c) Incorretamente, porque, além de estar destacado no trecho, o nome do gênero deve ter inicial minúscula

d) Incorretamente, porque alem de estar destacado no trecho, gênero e espécie devem ter inicial maiúscula

e) Corretamente, porque no sistema de classificação gênero deve ter inicial maiúscula e espécie inicial minúscula, como também, deve estar destacado por meio de sublinhado ou itálico (letra inclinada)

Nenhum comentário:

Postar um comentário